Câncer de mama em pets

Compartilhar

Você sabia que o câncer de mama não é uma exclusividade dos humanos? Cães e gatos também são afetados por essa enfermidade. Por isso no mês de outubro é feita a conscientização através da campanha Outubro Rosa, que se estende para os tutores de animais de estimação.

Hoje sabemos da importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura do câncer de mama, que é o segundo tipo mais prevalente entre mulheres do mundo inteiro. Nos animais domésticos, essa doença vem aumentando consideravelmente.

O aparecimento do tumor é multifatorial. No entanto, fatores hormonais estão intimamente relacionados com o desenvolvimento de neoplasmas. Para diagnosticar a doença é preciso detectar a presença de nódulo na mama, e isso é possível através de contato e palpação do animal.

Se for encontrado algum “caroço” nas mamas da cadela ou gata, por menor que seja, é importante levar ao veterinário, para a realização de exames específicos e um diagnóstico correto. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar a instalação dessa patologia e elevar as chances de cura em animais acometidos.