Leishmaniose Visceral Canina

Compartilhar

Você sabia que a Leishmaniose Visceral Canina pode ser transmitida tanto para humanos, quanto para animais? A Leishmaniose Canina, também é conhecida como Calazar, é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania, sendo a espécie Leishmania infantum chagasi o agente etiológico causador da doença no Brasil.

A doença é transmitida aos cães e humanos através da picada do mosquito conhecido como mosquito-palha infectado com esse parasita. O protozoário causador da doença, parasita as células de defesa do organismo do cão ou do homem causando uma série de problemas e levando a alterações de órgãos vitais.

De uma forma geral, podemos destacar que os principais sintomas da Leishmaniose Canina são: alopecia – perda de pelos, emagrecimento, úlceras na pele mais comum na orelha, no focinho e na cauda, descamação da pele, desânimo e em alguns casos pode apresentar onicogrifose, crescimento excessivo das unhas.

Para evitar a propagação da Leishmaniose, aconselha-se evitar a proliferação do mosquito-palha, mantendo o ambiente limpo, livre de entulhos e acúmulo de lixo. Para proteger seu cachorro, já existem no mercado produtos repelentes que afastam os mosquitos transmissores, além disso, a vacinação dos animais a partir dos quatro meses de idade é recomendada.

Patrocinador

Mídias Parceiras